Manual da pele perfeita: acabamento natural, beleza que conquista.

Publicado em 05/01/2019 11:01:18 - Dicas

Para começar a falar em um bom acabamento, primeiramente, aposte na rotina de cuidados com a pele, pois quanto melhor a saúde dela, menos correções serão necessárias (você encontra dicas bem bacanas aqui). Em seguida, busque por produtos tecnológicos e mais fluidos, pois possibilitarão alta cobertura sem pesar o visual, além de uniformizar o tom da pele e sua textura. 


Não se esqueça: é muito importante para o sucesso de qualquer maquiagem, acertar nos tons dos produtos. Existem diversos subtons de pele, e para conquistar uma beleza naturalmente sofisticada, é preciso conhecer o seu.

Então, vamos ao passo-a-passo para conquistar uma beleza mais sofisticada?

Antes de se maquiar...

Higienize, tonifique, hidrate e aplique água termal na sua pele! Quanto mais hidratação e água termal antes da maquiagem, melhor. Lembre-se: a verdadeira beleza começa com uma pele muito bem cuidada, portanto, cultive hábitos diários de skincare.


1-    Efeito "Cinderella": primer.

O uso de um bom primer para começar a produção é essencial, e por isso, considere este item fundamental em seu nécessaire para um look cheio de beleza. Sua função é preparar a superfície da pele, de forma que os poros e o toque fiquem mais uniformes, prontos para receber os corretivos e a base. Com tantas opções no mercado, procure usar um produto de toque seco (temos algumas sugestões de marcas: Kiko, Elf, L'Oreal, MAC e Nyx). Use pincel para a aplicação (sugerimos um bom pincel Kabuki) pois a tecnologia presente no primer é sensível ao toque das mãos, e pode se perder antes mesmo de chegar ao seu rosto.



2-    Uma escolha muito importante: qual corretivo usar.

Atenção: ao seguir os próximos passos, lembre-se de que tudo o que você aplicar no rosto, deverá ser esfumado até que desapareça qualquer marcação. Esponjas no formato de gota são ideais para isso e as vezes quando a região é pequena, dá para usar o dedinho com batidinhas de leve sem arrastar produto. O efeito deve ser natural...

Para controlar de vez as olheiras...

Use um corretivo no tom da sua pele se suas olheiras não forem intensas, isso já vai dar um bom resultado. Mas... e se você tiver manchas tão escuras a ponto de se parecer com um panda? Brincadeiras a parte, mas existem olheiras mais difíceis de camuflar, então, será preciso colocar em ação o corretivo laranja primeiro, e somente depois, acertar com o tom da sua pele! Muito cuidado ao manipular esse corretivo colorido, pois cada pele possui sua particularidade em relação à cor. As vezes é preciso fabricar uma intensidade menor de laranja com misturinhas de outros corretivos tom de pele para preservar a naturalidade e acabamento. Cuidado com a quantidade de produto! O menos não é mais, ele é menos mesmo. Uma boa correção de pele exige que sejamos precisos ao depositar produtos e lógico, que a gente conheça a técnica dispensando a ideia ultrapassada do exagero. 

À espera de um milagre: como camuflar a acne

Este é um problema recorrente em peles oleosas e costuma deixar marcas no rosto. Para evitar qualquer estresse, não aplique produto sobre ferimentos e principalmente, não estoure cravos ou espinhas (sabemos o quanto isso pode ser tentador, mas segura essa onda!). Procure um dermatologista para o tratamento correto e se for o caso, um profissional de estética para fazer limpeza de pele periodicamente. Podemos esconder a manchinha da acne com o corretivo verde, mas lembrando que após o uso de corretivos coloridos, nós devemos fazer uso dos corretivos no tom da própria pele. 

Dica: você sabia que os corretivos verdes servem para esconder manchas vermelhas? Não é só para a acne!


3-    Sua poderosa aliada: a base.

Escolha o produto corretamente, de acordo com seu tom e tipo de pele. Bases podem conter óleo em sua formulação e trazer um aspecto pesado ao look (se a sua pele é oleosa, fuja de composições oleosas). Muito cuidado com as bases que trazem a proposta matte (em geral, livres de óleo) se sua pele é seca, pois elas podem craquelar e comprometer sua beleza. Nenhuma pele é matte, pessoal! Todo ser humano tem viço no rosto (isso é diferente de oleosidade). Esse tipo de efeito "natural beauty", pede produtos mais selecionados diante das inúmeras possibilidades de composições que os fabricantes nos oferecem por ai, além da consciência de que maquiagem é escolha e uma pele bem cuidada é necessidade. Não adianta pensar que a base vai salvar a aparência de uma pele que sofre com os danos causados por anos de negligência. Quanto mais saudável sua pele estiver, mais bonita ela será e menos produtos serão necessários para um acabamento maravigold!

Dica: comece a aplicação da base com pincel kabuki, espalhe e esfume com movimentos circulares. Para demais polimentos, se preferir, pode usar a esponjinha (tipo Beauty Blender, vejam bem... existem várias marcas no mercado com preços para todos os bolsos). Quando finalizar o processo, aplique uma leve quantidade de pó translúcido para selar tudo (apenas na zona T).

Você sabia: o pincel língua de gato serve somente para depositar a base, muito diferente do que a maioria das pessoas fazem, ele está longe de ser o ideal para espalhar a base no rosto.

Teste de Base: coloque um pouco da base no pescoço e esfume. Espere um tempinho até oxidar e veja se a cor do produto se fundiu à da sua pele, se igualando com o tom do rosto.


4- A tríade que te deixará com a cara da riqueza: contorno, iluminação e blush.

Luz e Sombra...

A técnica do contorno é usada para dar profundidades, ou seja, colocar algo em segundo plano. Percebeu como isso é perfeito para dar aquela disfarçada em algum ponto específico do rosto? Para um resultado mais natural, e nada pesado, prefira fazer o contorno em pó (geralmente um tom acima do seu natural já fica legal). Esfume bastante na região das maçãs do rosto em direção a raiz do cabelo (a ideia é gerar um sombreamento bem suave). Quanto à técnica de iluminação, podemos simplificar dizendo que ela coloca tudo em primeiro plano, ou seja, ela destaca regiões. Aplique iluminador nas têmporas (aquela região do ossinho próxima ao olho). Cuidado com as marcações nesta etapa, isto pode prejudicar a beleza do seu look. Basicamente, tudo na vida é luz! Se você consegue enxergar cores, é por causa da luz. Então, traduzindo isso para o contexto da maquiagem na prática, não há o contorno e a iluminação padrão. Cada um tem o seu ideal, o que reforça a ideia de o objetivo da maquiagem não é "afinar narizes", mas preservar a identidade e realçar o que cada um tem de melhor.

Blush...

É importante saber dosar e adequar o tom do blush à sua pele, assim como a textura. Esfume bem! O local de aplicação é muito importante, assim como a forma como se aplicará o produto. Para ficar com ares de recém chegada do verão europeu, bem cara da riqueza.


Dica: para garantir a beleza natural, aplique o produto aos poucos de forma que o resultado fique como se você estivesse levemente corada de sol (aspecto de saudável). Aplique um jato de água termal em todo o rosto e espere secar completamente, assim o produto se fundirá à pele com maior delicadeza.



5- Make bem Festival de Cannes: olhos e boca.

Aposte em tons nude de sombra e lápis marrom para garantir um olhar com beleza mais sutil. Capriche no rímel! O batom pode ser desde o vermelhão até um rosè.



Experimente e descubra-se!


 

Por Juliana Carvalho.